Entre Gatos & Vets

Você sabe o que fazer quando seu gato se intoxica com uma planta?

Mastigar plantas é um comportamento natural do gato, eles são curiosos (principalmente os filhotes), adoram explorar, e consequentemente vão provar as plantas do seu ambiente.

Em vida livre, normalmente eles sabem identificar quais plantas são seguras e quais não são, porém, no ambiente de uma casa, por diversos fatores, algumas vezes eles acabam não fazendo adequadamente, e essa prática pode levar, acidentalmente, à ingestão de plantas tóxicas que, dependendo da quantidade ingerida e da espécie vegetal, poderá causar danos sérios à saúde do animal.

Os animais podem apresentar os sinais clínicos do envenenamento de forma  aguda, logo após a ingestão da planta, outros animais manifestam sinais clínicos tardiamente, deixando o tutor em dúvida, e é justamente aí onde a situação, muitas vezes, se agrava, deixando o animal susceptível à carga tóxica dentro do seu organismo.

Um grande problema quer encontramos é quando o proprietário decide medicar por conta própria, em casa, o que pode agravar mais ainda o envenenamento, pois ele pode achar que o animal melhorou, quando na verdade os sintomas momentâneos apenas diminuíram, mas internamente a intoxicação continua.

As plantas tóxicas mais comuns que encontramos em residências são: lírio (com absolutamente TODAS as suas variedades, de quaisquer coloração), azaléia, espada de são jorge/santa bárbara/lança de ogum, mamona, comigo ninguém pode, antúrio, babosa, begônia, cebolinha, copo-de-leite, costela-de-adão, dracaena, samambaia renda, violeta, bico-de-papagaio, tulipa, hortênsia, dama-da-noite, aspargo-samambais, espirradeira, jiboia, alamanda, dentre outras.

+ Micoplasmose em felinos: conheça a doença da pulga dos gatos

A gravidade do gato intoxicado vai depender da idade, tamanho e peso do felino, além da quantidade de planta ingerida.

Os principais sinais apresentados de um gato intoxicado são: vômito, diarreia, apatia, perda de apetite, irritação na pele (nem sempre são causadas por ingestão da planta, às vezes, o simples contato pode causar incômodo), convulsões (esse tipo de reação afeta o cérebro e o sistema neurológico. Pode causar convulsões, perda de coordenação motora e até mesmo morte). Essas reações podem aparecer sozinhas, ou em conjunto, de maneira leve ou severa.

O que fazer se seu gato ingeriu uma planta tóxica ou você suspeita que ele tenha ingerido?

  • Lave a boca dele com água em abundância;
  • Não induza vômito e não dê remédios por conta própria;
  • Não dê leite e nenhum outro alimento ou líquido;
  • Leve-o imediatamente para uma clínica veterinária ou hospital. Se possível avise antes que você está chegando com um animal intoxicado para eles atenderem imediatamente e já deixarem tudo preparado;
  • É muito importante levar a planta ou identificar a planta para acelerar o diagnóstico e tratamento. Você pode levar também parte do vómito ou fezes dele.
Helvana Fassina

Últimas postagens

Humorista Kedny Silva traz para a Serra stand-up ‘Terapia de Casal’ em maio

O stand-up comedy de Kedny Silva é uma verdadeira sessão de “terapia coletiva” com a plateia, que participa ativamente das…

2 minutos atrás

Super chuva com granizo e vendaval causa destruição em Nova Almeida na Serra

Crédito: Divulgação A região de Nova Almeida, na Serra, foi duramente atingida por uma forte tempestade na noite desta quinta-feira…

12 horas atrás

Estudantes podem solicitar isenção de taxa do Enem a partir de segunda-feira (14)

O Enem acontece anualmente. Foto: Agência Brasil Tem início na próxima segunda-feira (14), o período para que estudantes da 3ª…

16 horas atrás

Atleta da Serra conquista bronze no Mundial Escolar de Taekwondo, na Sérvia

Aos 14 anos, o morador da Serra, Ebson foi o único capixaba a integrar a seleção brasileira de taekwondo escolar…

18 horas atrás

Via Sacra será encenada pelas ruas de Central Carapina e terá participação de 100 pessoas

Das 8h30 às 10h, da terça (15), será realizada mais uma edição da Via Sacra comunitária, que neste ano traz…

19 horas atrás

Vale firma acordo para usar esgoto reciclado de Vitória e reduzir uso de água do rio na Serra

Crédito: divulgação. A crise hídrica, que é uma questão estruturante e tende a se agravar, embora seja um problema global…

19 horas atrás