Entre Gatos & Vets

Você sabe o que fazer quando seu gato se intoxica com uma planta?

Mastigar plantas é um comportamento natural do gato, eles são curiosos (principalmente os filhotes), adoram explorar, e consequentemente vão provar as plantas do seu ambiente.

Em vida livre, normalmente eles sabem identificar quais plantas são seguras e quais não são, porém, no ambiente de uma casa, por diversos fatores, algumas vezes eles acabam não fazendo adequadamente, e essa prática pode levar, acidentalmente, à ingestão de plantas tóxicas que, dependendo da quantidade ingerida e da espécie vegetal, poderá causar danos sérios à saúde do animal.

Os animais podem apresentar os sinais clínicos do envenenamento de forma  aguda, logo após a ingestão da planta, outros animais manifestam sinais clínicos tardiamente, deixando o tutor em dúvida, e é justamente aí onde a situação, muitas vezes, se agrava, deixando o animal susceptível à carga tóxica dentro do seu organismo.

Um grande problema quer encontramos é quando o proprietário decide medicar por conta própria, em casa, o que pode agravar mais ainda o envenenamento, pois ele pode achar que o animal melhorou, quando na verdade os sintomas momentâneos apenas diminuíram, mas internamente a intoxicação continua.

As plantas tóxicas mais comuns que encontramos em residências são: lírio (com absolutamente TODAS as suas variedades, de quaisquer coloração), azaléia, espada de são jorge/santa bárbara/lança de ogum, mamona, comigo ninguém pode, antúrio, babosa, begônia, cebolinha, copo-de-leite, costela-de-adão, dracaena, samambaia renda, violeta, bico-de-papagaio, tulipa, hortênsia, dama-da-noite, aspargo-samambais, espirradeira, jiboia, alamanda, dentre outras.

+ Micoplasmose em felinos: conheça a doença da pulga dos gatos

A gravidade do gato intoxicado vai depender da idade, tamanho e peso do felino, além da quantidade de planta ingerida.

Os principais sinais apresentados de um gato intoxicado são: vômito, diarreia, apatia, perda de apetite, irritação na pele (nem sempre são causadas por ingestão da planta, às vezes, o simples contato pode causar incômodo), convulsões (esse tipo de reação afeta o cérebro e o sistema neurológico. Pode causar convulsões, perda de coordenação motora e até mesmo morte). Essas reações podem aparecer sozinhas, ou em conjunto, de maneira leve ou severa.

O que fazer se seu gato ingeriu uma planta tóxica ou você suspeita que ele tenha ingerido?

  • Lave a boca dele com água em abundância;
  • Não induza vômito e não dê remédios por conta própria;
  • Não dê leite e nenhum outro alimento ou líquido;
  • Leve-o imediatamente para uma clínica veterinária ou hospital. Se possível avise antes que você está chegando com um animal intoxicado para eles atenderem imediatamente e já deixarem tudo preparado;
  • É muito importante levar a planta ou identificar a planta para acelerar o diagnóstico e tratamento. Você pode levar também parte do vómito ou fezes dele.
Helvana Fassina

Últimas postagens

Carro capota e pega fogo após motorista avançar sinal em cruzamento na Serra

Carro pegou fogo na avenida da Serra. Crédito: Divulgação Um carro capotou e pegou fogo após o motorista avançar o…

12 horas atrás

Rede estadual: estudantes devem entregar documentos para comprovação de matrícula até sexta (17)

Foto: Divulgação/Sedu-ES Os estudantes que participaram da etapa de pré-matrícula da Chamada Pública Escolar 2025 devem ficar atentos aos prazos…

12 horas atrás

Estado abre concurso público de nível médio para secretário escolar com salário de R$ 2.661

O Estado, através da Secretaria de Educação, abriu concurso público de nível médio para secretário escolar e o salário ofertado…

13 horas atrás

Governo Federal recua e desiste de fiscalizar PIX

O Governo Federal recuou e desistiu de nova fiscalização dos pagamentos feitos por PIX. Crédito: Divulgação O secretário da Receita…

13 horas atrás

Polícia desarticula esquema de adulteração de veículos na Serra

Motocicleta apreendida durante a operação. Foto: Divulgação Com o objetivo de desarticular um esquema de adulteração de veículos automotores na…

13 horas atrás

Quantas doenças podem estar por trás de uma simples coceira em um gato?

Uma simples coceira num gato da raça Sphynx pode significar uma dermatite tipo urticária pigmentosa. Crédito: Freepik Muitas doenças podem causar…

13 horas atrás