Entre Gatos & Vets

Você sabe o que fazer quando seu gato se intoxica com uma planta?

gato plantagato plantaMastigar plantas é um comportamento natural do gato, eles são curiosos (principalmente os filhotes), adoram explorar, e consequentemente vão provar as plantas do seu ambiente.

Em vida livre, normalmente eles sabem identificar quais plantas são seguras e quais não são, porém, no ambiente de uma casa, por diversos fatores, algumas vezes eles acabam não fazendo adequadamente, e essa prática pode levar, acidentalmente, à ingestão de plantas tóxicas que, dependendo da quantidade ingerida e da espécie vegetal, poderá causar danos sérios à saúde do animal.

Os animais podem apresentar os sinais clínicos do envenenamento de forma  aguda, logo após a ingestão da planta, outros animais manifestam sinais clínicos tardiamente, deixando o tutor em dúvida, e é justamente aí onde a situação, muitas vezes, se agrava, deixando o animal susceptível à carga tóxica dentro do seu organismo.

Um grande problema quer encontramos é quando o proprietário decide medicar por conta própria, em casa, o que pode agravar mais ainda o envenenamento, pois ele pode achar que o animal melhorou, quando na verdade os sintomas momentâneos apenas diminuíram, mas internamente a intoxicação continua.

As plantas tóxicas mais comuns que encontramos em residências são: lírio (com absolutamente TODAS as suas variedades, de quaisquer coloração), azaléia, espada de são jorge/santa bárbara/lança de ogum, mamona, comigo ninguém pode, antúrio, babosa, begônia, cebolinha, copo-de-leite, costela-de-adão, dracaena, samambaia renda, violeta, bico-de-papagaio, tulipa, hortênsia, dama-da-noite, aspargo-samambais, espirradeira, jiboia, alamanda, dentre outras.

+ Micoplasmose em felinos: conheça a doença da pulga dos gatos

A gravidade do gato intoxicado vai depender da idade, tamanho e peso do felino, além da quantidade de planta ingerida.

Os principais sinais apresentados de um gato intoxicado são: vômito, diarreia, apatia, perda de apetite, irritação na pele (nem sempre são causadas por ingestão da planta, às vezes, o simples contato pode causar incômodo), convulsões (esse tipo de reação afeta o cérebro e o sistema neurológico. Pode causar convulsões, perda de coordenação motora e até mesmo morte). Essas reações podem aparecer sozinhas, ou em conjunto, de maneira leve ou severa.

O que fazer se seu gato ingeriu uma planta tóxica ou você suspeita que ele tenha ingerido?

  • Lave a boca dele com água em abundância;
  • Não induza vômito e não dê remédios por conta própria;
  • Não dê leite e nenhum outro alimento ou líquido;
  • Leve-o imediatamente para uma clínica veterinária ou hospital. Se possível avise antes que você está chegando com um animal intoxicado para eles atenderem imediatamente e já deixarem tudo preparado;
  • É muito importante levar a planta ou identificar a planta para acelerar o diagnóstico e tratamento. Você pode levar também parte do vómito ou fezes dele.
Helvana Fassina

Últimas postagens

Tartaruga é encontrada com diversos tumores pelo corpo na Serra

Reprodução Ibraff Uma jovem tartaruga-verde da espécie Chelonia mydas foi encontrada encalhada na manhã de sábado (10), na Praia do…

10 horas atrás

Mais de 1.300 pessoas foram vacinadas na Serra contra a gripe no Dia D

Aconteceu neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, uma grande mobilização para proteger a população antes…

11 horas atrás

Ação do Dia das Mães na Serra mostra a rotina de mães na segurança pública

Comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo está a espera do seu primeiro filho, Ravi. Foto: divulgação Na próxima sexta-feira…

11 horas atrás

Filhos aprendem sobre a rotina das mães à frente da segurança da Serra

A ação de homenagem às servidoras da segurança da Serra acontece na sexta-feira (9), às 9 horas, no Parque da…

11 horas atrás

Dia das Mães: doe leite materno na Serra sem sair de casa

Doadoras recebem kit em casa e têm o leite coletado pela equipe do hospital, sem precisar sair para ajudar/ Foto:…

12 horas atrás

Fim de semana sem chuva na Serra

Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…

1 dia atrás