Categories: Amar é o Bicho

Você sabe para que servem as rações terapêuticas para cães e gatos?

Quando fornecer? Saiba que podem trazer benefícios e malefícios se mau administrados

Rações terapêuticas e vitaminas devem ser receitadas apenas por médicos veterinários. Foto: Reprodução internet

Existem no mercado inúmeras marcas e tipos de ração terapêuticas, mas você sabe o que são e para que são indicadas? Muitos tutores percebem que seu pet esta gordinho, ou com dificuldade de urinar, ou outra alteração e por conta própria vão ao petshop ou casa de ração e compram uma ração terapêutica para seu mascote, algumas vezes por auto prescrição outras vezes por indicação de donos de casa de ração que não tem o menor conhecimento científico para fazer esta indicação. Isso pode causar mais malefícios que benefícios ao seu cão ou gato.

Todas as rações terapêuticas são formuladas com restrições de proteína e/ou de  carboidratos e/ou de vitaminas e /ou de minerais. Essas restrições (quantidades menores ou maiores), são para equilibrar o excesso ou deficiência de nutrientes na dieta do animal doente.

Animais saudáveis não necessitam dessas restrições e fornecer uma ração terapêutica pode deixá-lo de fato doente.

Antes de trocar a ração do seu pet procure orientação veterinária pois apenas um conhecedor da fisiologia animal tem capacidade para prescrever o que de fato seu pet precisa. Muitas vezes o animal pode ter alguma doença e não ser necessário a ração terapêutica. Outras vezes o animal pode estar aparentemente saudável e necessitar da ração terapêutica para prevenir uma doença.

O mesmo vale para os suplementos vitamínicos. Lembre-se que excesso de vitaminas pode deixar o animal doente. O organismo necessita de um equilíbrio de nutrientes, de macro e micro minerais e de vitaminas. O excesso de um pode atrapalhar a absorção, eliminação e metabolismo de outro.

Seja responsável com seu melhor amigo, diga não a auto-prescrição. Vitaminas e rações terapêuticas são de certa forma remédios que se bem administrados vão contribuir para a longevidade de seu mascote, mas se administrados de forma errada vão acelerar a doença.

Por Dra. Patrícia Ribeiro de Oliveira, CRMV ES 1636 – Médica Veterinária das Clínicas Mvet Popular (27 3011-1437) e Climev Laranjeiras (27 3338-7266).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

22 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

22 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

22 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

23 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás