Categories: Amar é o Bicho

Você sabe para que servem as rações terapêuticas para cães e gatos?

Quando fornecer? Saiba que podem trazer benefícios e malefícios se mau administrados

Rações terapêuticas e vitaminas devem ser receitadas apenas por médicos veterinários. Foto: Reprodução internet

Existem no mercado inúmeras marcas e tipos de ração terapêuticas, mas você sabe o que são e para que são indicadas? Muitos tutores percebem que seu pet esta gordinho, ou com dificuldade de urinar, ou outra alteração e por conta própria vão ao petshop ou casa de ração e compram uma ração terapêutica para seu mascote, algumas vezes por auto prescrição outras vezes por indicação de donos de casa de ração que não tem o menor conhecimento científico para fazer esta indicação. Isso pode causar mais malefícios que benefícios ao seu cão ou gato.

Todas as rações terapêuticas são formuladas com restrições de proteína e/ou de  carboidratos e/ou de vitaminas e /ou de minerais. Essas restrições (quantidades menores ou maiores), são para equilibrar o excesso ou deficiência de nutrientes na dieta do animal doente.

Animais saudáveis não necessitam dessas restrições e fornecer uma ração terapêutica pode deixá-lo de fato doente.

Antes de trocar a ração do seu pet procure orientação veterinária pois apenas um conhecedor da fisiologia animal tem capacidade para prescrever o que de fato seu pet precisa. Muitas vezes o animal pode ter alguma doença e não ser necessário a ração terapêutica. Outras vezes o animal pode estar aparentemente saudável e necessitar da ração terapêutica para prevenir uma doença.

O mesmo vale para os suplementos vitamínicos. Lembre-se que excesso de vitaminas pode deixar o animal doente. O organismo necessita de um equilíbrio de nutrientes, de macro e micro minerais e de vitaminas. O excesso de um pode atrapalhar a absorção, eliminação e metabolismo de outro.

Seja responsável com seu melhor amigo, diga não a auto-prescrição. Vitaminas e rações terapêuticas são de certa forma remédios que se bem administrados vão contribuir para a longevidade de seu mascote, mas se administrados de forma errada vão acelerar a doença.

Por Dra. Patrícia Ribeiro de Oliveira, CRMV ES 1636 – Médica Veterinária das Clínicas Mvet Popular (27 3011-1437) e Climev Laranjeiras (27 3338-7266).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ida de Saulinho a Brasília viabiliza a 1ª rádio legislativa municipal do ES

A implantação da rádio legislativa representa um avanço significativo para a comunicação pública no município. Crédito: Divulgação A Câmara Municipal…

16 minutos atrás

Semana começa com céu nublado na Serra

Foto: Gabriel Almeida A semana na Serra começou com céu nublado e chuvas rápidas em algumas regiões do município. Segundo…

56 minutos atrás

Estado abre processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 2.105

O Estado abriu processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 2.105. Crédito: Divulgação O Governo…

1 hora atrás

Formas de proteger suas contas de redes sociais em 2025

A cada ano, as ameaças digitais evoluem e se tornam mais sofisticadas. Se antes era suficiente ter uma senha forte,…

1 hora atrás

Comunicados – 24/02/2025

publicidade legal - 24-02-2025Baixar

1 hora atrás

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

17 horas atrás