Você sabe quais as indicações e biópsia de pele em gatos?

A biópsia de pele é um procedimento, indicado e realizado por um médico veterinário, para o diagnóstico de lesões dermatológicas localizadas, generalizadas, de caráter inflamatório, pruriginoso, imunomediado, neoplásico e infeccioso. Mas também a utilizamos para lesões que cursam com um tempo agudo, crônico e/ou refratário a um diagnóstico terapêutico.

Apesar do procedimento ser simples, requer anestesia para a retirada do material (pele), e os cuidados com a assepsia é fundamental.

É retirado um pedacinho da derme (pele) e subcutâneo e colocado em uma solução de formol. Enviamos para o laboratório e aproximadamente 10  a 15  dias temos os resultados.

Uma das vantagens da realização do procedimento é a obtenção de um material com grande chance de termos um diagnóstico fechado, com uma técnica pouco invasiva. Outra vantagem está relacionada com a recuperação do animal, pois ele terá alta no mesmo dia, sem necessidade de internações.

Muitas vezes só conseguimos um diagnóstico preciso através do histopatológico, mas como qualquer ferramenta diagnóstica, a biópsia de pele exibe limitações, especialmente no que se refere à corretas coleta da amostra.

+ Você sabe como funciona a quimioterapia em felinos?

Dentre as possibilidades de técnicas cirúrgicas, lançamos mão de dois tipos de coleta (à escolha do médico veterinário): biópsia incisional, que retiramos uma parte da lesão; e a biópsia excisional, que promovemos a completa ressecção da lesão.

Alguns diagnósticos encontrados via biópsia de pele, dependendo do aspecto clínico e do local da lesão,  são: carcinoma de células escamosas (câncer de pele), placa eosinofílica, pênfigo foliáceo, hipersensibilidade a picada de mosquitos, acne felina, reações farmacológicas, dermatite facial da raça persa ou himalaio, queimaduras térmicas ou químicas, dermatite herpética, úlcera indolente, auto trauma, chifre cutâneo, dermatofitose, alopecia psicogênica felina, demodiciose felina, lepra felina (micobacterioses atípicas), esperotricose, criptococose, síndrome dígito pulmonar.

Não auto medique seu gato, procure sempre um médico veterinário.

Helvana Fassina

Últimas postagens

Black Friday: instituto alerta para os golpes mais comuns

A Black Friday é uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Foto: Redação TN…

2 horas atrás

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

24 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

1 dia atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

1 dia atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

1 dia atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

1 dia atrás