Apesar do procedimento ser simples, requer anestesia para a retirada do material (pele), e os cuidados com a assepsia é fundamental.
É retirado um pedacinho da derme (pele) e subcutâneo e colocado em uma solução de formol. Enviamos para o laboratório e aproximadamente 10 a 15 dias temos os resultados.
Uma das vantagens da realização do procedimento é a obtenção de um material com grande chance de termos um diagnóstico fechado, com uma técnica pouco invasiva. Outra vantagem está relacionada com a recuperação do animal, pois ele terá alta no mesmo dia, sem necessidade de internações.
Muitas vezes só conseguimos um diagnóstico preciso através do histopatológico, mas como qualquer ferramenta diagnóstica, a biópsia de pele exibe limitações, especialmente no que se refere à corretas coleta da amostra.
+ Você sabe como funciona a quimioterapia em felinos?
Dentre as possibilidades de técnicas cirúrgicas, lançamos mão de dois tipos de coleta (à escolha do médico veterinário): biópsia incisional, que retiramos uma parte da lesão; e a biópsia excisional, que promovemos a completa ressecção da lesão.
Alguns diagnósticos encontrados via biópsia de pele, dependendo do aspecto clínico e do local da lesão, são: carcinoma de células escamosas (câncer de pele), placa eosinofílica, pênfigo foliáceo, hipersensibilidade a picada de mosquitos, acne felina, reações farmacológicas, dermatite facial da raça persa ou himalaio, queimaduras térmicas ou químicas, dermatite herpética, úlcera indolente, auto trauma, chifre cutâneo, dermatofitose, alopecia psicogênica felina, demodiciose felina, lepra felina (micobacterioses atípicas), esperotricose, criptococose, síndrome dígito pulmonar.
Não auto medique seu gato, procure sempre um médico veterinário.
A Prefeitura da Serra anunciou que vai distribuir uniformes e kits de material escolar para 70 mil alunos. Crédito: Divulgação…
A praia de Jacaraípe, na Serra, será palco de diversas atividades esportivas e shows musicais gratuitos, na Praça Encontro das…
A tradicional festa de São Sebastião, em Manguinhos reúne a tradição do congo, com shows ao vivo e muita religiosidade. Crédito:…
A Fortlev abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas. Crédito: Divulgação…
A dirofilariose canina, também conhecida como "verme do coração", é uma doença parasitária grave que afeta os cães. Crédito: Freepík…
Quando pensamos em alimentos industrializados, é comum associá-los a uma alimentação não saudável, rica em conservantes, sódio e açúcares. Crédito:…