Você sabe quais as indicações e biópsia de pele em gatos?

A biópsia de pele é um procedimento, indicado e realizado por um médico veterinário, para o diagnóstico de lesões dermatológicas localizadas, generalizadas, de caráter inflamatório, pruriginoso, imunomediado, neoplásico e infeccioso. Mas também a utilizamos para lesões que cursam com um tempo agudo, crônico e/ou refratário a um diagnóstico terapêutico.

Apesar do procedimento ser simples, requer anestesia para a retirada do material (pele), e os cuidados com a assepsia é fundamental.

É retirado um pedacinho da derme (pele) e subcutâneo e colocado em uma solução de formol. Enviamos para o laboratório e aproximadamente 10  a 15  dias temos os resultados.

Uma das vantagens da realização do procedimento é a obtenção de um material com grande chance de termos um diagnóstico fechado, com uma técnica pouco invasiva. Outra vantagem está relacionada com a recuperação do animal, pois ele terá alta no mesmo dia, sem necessidade de internações.

Muitas vezes só conseguimos um diagnóstico preciso através do histopatológico, mas como qualquer ferramenta diagnóstica, a biópsia de pele exibe limitações, especialmente no que se refere à corretas coleta da amostra.

+ Você sabe como funciona a quimioterapia em felinos?

Dentre as possibilidades de técnicas cirúrgicas, lançamos mão de dois tipos de coleta (à escolha do médico veterinário): biópsia incisional, que retiramos uma parte da lesão; e a biópsia excisional, que promovemos a completa ressecção da lesão.

Alguns diagnósticos encontrados via biópsia de pele, dependendo do aspecto clínico e do local da lesão,  são: carcinoma de células escamosas (câncer de pele), placa eosinofílica, pênfigo foliáceo, hipersensibilidade a picada de mosquitos, acne felina, reações farmacológicas, dermatite facial da raça persa ou himalaio, queimaduras térmicas ou químicas, dermatite herpética, úlcera indolente, auto trauma, chifre cutâneo, dermatofitose, alopecia psicogênica felina, demodiciose felina, lepra felina (micobacterioses atípicas), esperotricose, criptococose, síndrome dígito pulmonar.

Não auto medique seu gato, procure sempre um médico veterinário.

Helvana Fassina

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

5 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

9 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

9 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

13 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

13 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

13 horas atrás