Entre Gatos & Vets

Você sabe quais os custos básicos para ter um gato?

A médica veterinária, Helvana Fassina, alerta que ao adotar ou comprar um gato, o animal provavelmente por 18 a 20 anos, e para ter esse tempo todo bem vivido, você deverá saber de alguns gastos fixos. Crédito: Divulgação Freepik

Que eles são lindos e fofos todos sabemos, mas quanto custa manter a saúde básica  do seu gato?

Primeiramente devemos saber que ao adotarmos/comprarmos um gato, ele estará conosco provavelmente por 18 a 20 anos, e para ter esse tempo todo bem vivido, você deverá saber de alguns gastos fixos.

  • Consultas veterinárias – é importante ao comprar/adotar seu felino levá-lo ao veterinário para informações (se for filhote será feito uma consulta pediátrica, e se for adulto, receberá informações sobre a fase adulta)
  • Vacinação: em filhotes são orientadas normalmente (pois o protocolo de vacinas é individual) três doses da vacina (duas Felinas e uma Antirrábica). Na fase adulta essas vacinas se tornam anuais.

Veja também ➡️ Como preparar seu gato para viajar

  • Haverá necessidade de fazer a testagem (e retestagem) das Retrovisores FIV e FELV para orientação de qual será a vacina mais adequada.
  • Para ajudar a evitar perdas, o microchip é recomendado e, em alguns casos, obrigatório.
  • Vermifugação: deverá ser realizada normalmente a cada 4 meses, dependendo do desafio do animal.
  • A castração deve ser conversada com o Médico Veterinário, pois os benefícios são enormes, tornando-se parte importante a se levar em conta.
  • Os check-ups para verificação de uma boa saúde deverão ser realizados anualmente, em animais saudáveis até aproximadamente 6 anos; após, deverão ser realizados semestralmente. Se o animal já tiver alguma comorbidade os check-ups deverão ser feitos em menor tempo.
  • Ração: todos os gatos deverão se alimentar de ração super premium quando possível, pois os alimentos super premium apresentam níveis nutricionais mais elevados, atendendo os estados fisiológicos mais exigentes, tais como reprodução, treinamento e recuperação de estados patológicos.
  • Por ser felino, devemos ter em casa recursos que o façam expressar seus comportamentos naturais, tais como arranhadores, prateleiras, brinquedos de caçar, ração úmida diariamente, caixas de areia, fontes de água.
  • Telas de proteção são imprescindíveis para evitar fugas.

Esses recursos citados são de extrema importância para que seu gato viva de maneira mais saudável durante muitos anos.

Então, como você pode perceber, levar um gato para casa não é um procedimento tão simples assim, e por serem tão envolventes é fácil ignorar os custos envolvidos.

A responsabilidade sobre eles é de inteira importância de quem o assume, então repense se você está realmente preparado para esse desafio maravilhoso!

Helvana Fassina

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

43 minutos atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

1 hora atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

2 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

3 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

4 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

11 horas atrás