Categories: Amar é o Bicho

Você sabia que cães e gatos podem ter doenças hormonais?

Por Dra.Patricia Ribeiro de Oliveirav - Pós graduanda em Endocrinologia de Cães e Gatos e médica veterinária das clínicas Mvet Popular e Climev Laranjeiras.

Ganho ou perda de peso em excesso pode ser sinal de doença hormonal. Foto: Divulgação

As endocrinopatias (doenças hormonais) em cães e gatos não são tão raras assim como se suspeita. Está presente em 50% dos animais com mais de seis anos e pode ocorrer em filhotes e jovens também.

As causas são variáveis, vão desde iatrogênicas (provocadas, seja por excesso de medicamentos ou de determinado alimento), as congênitas (o pet nasce com a doença) e as adquiridas (ele desenvolve a doença ao longo dos anos).

Vários tutores relatam que já levaram seus pets a inúmeros médicos veterinários seja por um problema de pele ou pela mudança repentina de peso, e que mesmo com todo o tratamento instituído pelos profissionais não ocorre melhora significativa nos animais. Por isso é tão importante estar atento à possíveis doenças endócrinas, pois elas podem ser o motivo daquela doencinha que não melhora no seu animal e não foi diagnosticada ainda.

As doenças endócrinas mais frequentes são: diabetes, hipertireoidismo, hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo, hipoadrenocorticismo e alterações hormonais sexuais. Elas são causadas por uma disfunção em uma ou varias glândulas endócrinas no corpo do seu mascote levando ao aumento ou diminuição de hormônios.

Os hormônios são importantes pois são responsáveis por controlar o metabolismo, o crescimento, a reprodução, além de atuarem na adaptação dos animais ao meio ambiente.

Patricia Ribeiro de Oliveira é pós graduanda em Endocrinologia de Cães e Gatos e médica veterinária das clínicas Mvet Popular e Climev Laranjeiras.

Animais com doenças endócrinas apresentam dentre outros sinais, muita sede e muita urina, apetite exagerado, ganham ou perdem peso em excesso, apresentam aumento do tamanho da barriga, sonolência, preguiça, tremores, lesões na pele constantes.

As doenças endócrinas não diagnosticadas e não tratadas podem matar seu cão ou gato pois comprometem órgãos vitais como rins, coração, fígado, músculo, ossos e articulações, cérebro, visão, pele e demais órgãos.

Caso seu animal apresente alguma das alterações descritas de forma constante, está na hora de procurar um médico veterinário que tenha conhecimento na área de endocrinologia.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovens são mortos a tiros na Serra

Divulgação Dois jovens foram mortos a tiros em uma rua do bairro Jacaraípe, na Serra. O caso aconteceu na noite…

17 horas atrás

Nova Almeida terá shows de graça com Koioty, Banda Cheiro da Cor e muito mais

As atrações musicais escaladas são Koioty, ex-vocalista da banda LUXÚRIA (BA), Banda Cheiro da Cor, Banda Resenha de Pagode e…

17 horas atrás

Carro clonado é apreendido na Serra; motorista foge pulando a cerca

O carro clonado tinha registro de roubo no Rio de Janeiro, datado de 10 de maio de 2024/ Divulgação PRF…

17 horas atrás

Último final de semana com encontro gratuito com a Galinha Pintadinha na Serra

O Circuito da Galinha Pintadinha conta com a personagem gigante com 5 metros de altura/ Divulgação Quem ainda não aproveitou…

19 horas atrás

Fim de semana com temperaturas até 31ºC na Serra

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo O final de semana promete mudanças…

19 horas atrás

“Rainha da Praia”: competição de vôlei feminino acontece neste domingo (26) na Serra

Foto Divulgação A Praia de Jacaraípe, na Serra, será palco neste domingo (26) de mais uma edição do aguardado torneio…

21 horas atrás