Categories: Amar é o Bicho

Você sabia que cães e gatos podem ter doenças hormonais?

Por Dra.Patricia Ribeiro de Oliveirav - Pós graduanda em Endocrinologia de Cães e Gatos e médica veterinária das clínicas Mvet Popular e Climev Laranjeiras.

Ganho ou perda de peso em excesso pode ser sinal de doença hormonal. Foto: Divulgação

As endocrinopatias (doenças hormonais) em cães e gatos não são tão raras assim como se suspeita. Está presente em 50% dos animais com mais de seis anos e pode ocorrer em filhotes e jovens também.

As causas são variáveis, vão desde iatrogênicas (provocadas, seja por excesso de medicamentos ou de determinado alimento), as congênitas (o pet nasce com a doença) e as adquiridas (ele desenvolve a doença ao longo dos anos).

Vários tutores relatam que já levaram seus pets a inúmeros médicos veterinários seja por um problema de pele ou pela mudança repentina de peso, e que mesmo com todo o tratamento instituído pelos profissionais não ocorre melhora significativa nos animais. Por isso é tão importante estar atento à possíveis doenças endócrinas, pois elas podem ser o motivo daquela doencinha que não melhora no seu animal e não foi diagnosticada ainda.

As doenças endócrinas mais frequentes são: diabetes, hipertireoidismo, hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo, hipoadrenocorticismo e alterações hormonais sexuais. Elas são causadas por uma disfunção em uma ou varias glândulas endócrinas no corpo do seu mascote levando ao aumento ou diminuição de hormônios.

Os hormônios são importantes pois são responsáveis por controlar o metabolismo, o crescimento, a reprodução, além de atuarem na adaptação dos animais ao meio ambiente.

Patricia Ribeiro de Oliveira é pós graduanda em Endocrinologia de Cães e Gatos e médica veterinária das clínicas Mvet Popular e Climev Laranjeiras.

Animais com doenças endócrinas apresentam dentre outros sinais, muita sede e muita urina, apetite exagerado, ganham ou perdem peso em excesso, apresentam aumento do tamanho da barriga, sonolência, preguiça, tremores, lesões na pele constantes.

As doenças endócrinas não diagnosticadas e não tratadas podem matar seu cão ou gato pois comprometem órgãos vitais como rins, coração, fígado, músculo, ossos e articulações, cérebro, visão, pele e demais órgãos.

Caso seu animal apresente alguma das alterações descritas de forma constante, está na hora de procurar um médico veterinário que tenha conhecimento na área de endocrinologia.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

18 minutos atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

39 minutos atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

8 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

15 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

16 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

16 horas atrás