A data visa valorizar os pequenos negócios e empresas de pequeno porte para a economia global e mostram, dia após dia, a sua importância. O Brasil concentra uma grande massa de empreendedores que abrem seus negócios em busca de independência financeira e também pelo desejo de criarem um impacto positivo no mundo. No Brasil, por exemplo, segundo o Ministério da Economia, juntas, as micro e pequenas empresas no país representam 99% dos negócios brasileiros. Vamos conhecer uns dos benefícios que as micro empresas agregam para país.
Geração de empregos
As micro e pequenas empresas são responsáveis por oportunidades significativas de geração de emprego e renda em todo o mundo” e foram identificadas como “um dos principais impulsionadores da redução da pobreza e do desenvolvimento. Nos primeiros quatro meses do ano, sete em cada dez vagas foram criadas por elas, algo como 76% do total, de acordo com um levantamento do Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/eSOCIAL), do Ministério da Economia. Apenas em abril, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 84% das vagas formais, num total de 166.800 vagas.
Para a ONU, as micro e pequenas empresas “são a chave para criar os 600 milhões de empregos necessários até 2030 para acompanhar o ritmo do crescimento da população em idade ativa”.
Esses dados evidenciam não apenas a significativa atuação das empresas no setor econômico do país, mas também ressaltam a importância de ferramentas organizacionais para planejar e monitorar as atividades realizadas por esses negócios, desde as compras até as contratações de funcionários e seus pagamentos. Contudo vemos a importância da contabilidade que é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade dessas empresas.
+ MEI precisa declarar imposto de renda pessoa jurídica e pessoa física?
Portanto, as micro e pequenas empresas são importantíssimas para o crescimento econômico. Gerando empregos, ajudam a reduzir as desigualdades sociais, e também acabam proporcionando oportunidades para pessoas que têm dificuldades em ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.
Exemplo disso são profissionais com mais de 40 ou 50 anos que buscam se recolocar no mercado. Também pessoas ainda sem experiência e que têm dificuldades para conseguir um primeiro emprego. Ou pessoas com formação incompleta ou recém formado, que também possuem dificuldades em ingressar definitivamente no mercado.
Em meio a esta dificuldade e alta exigência do mercado, as micro e pequenas empresas são uma alternativa para empregar.