Ela é considerada uma forma de transplante, onde o sangue é transplantado do doador para o receptor, utilizada geralmente em casos de anemia, hemorragia, coagulopatia ou hipoproteinemia. Após ser coletado do gato doador, o sangue pode ser imediatamente transfundido em um animal receptor.
Apesar de termos bancos de sangue de gatos no Brasil, isso ainda é privilégio de grandes centros urbanos, que infelizmente não faz parte da nossa rotina no estado do Espirito Santo.
+ Você sabe quais as indicações e biópsia de pele em gatos?
Os felinos possuem tipos sanguíneos semelhantes ao sistema ABO dos humanos, porém sem a existência do fator Rh. Os grupos sanguíneos dos felinos são constituídos por tipo A (mais frequente), tipo B (presente em algumas raças puras) ou tipo AB (raro).
O tipo sanguíneo A é o mais comum em todo o mundo e abrange cerca de 95% da população felina mundial; em algumas raças, acredita-se que que 100% dos gatos sejam do tipo A (p. ex., Siamês, Oriental, Tonquinês).
O tipo sanguíneo B é menos comum, abrange aproximadamente 4% da população, e ocorre em algumas raças de pedigree, especialmente British Shorthair, Devon Rex, Maine Coon, Abssínio e Somali.
O tipo sanguíneo AB é muito raro (< 1%).
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…