Categories: Notícias

Você sabia que hoje é dia da moqueca capixaba?

Saiba onde degustar esta delícia na Serra

A moqueca capixaba é servida tradicionalmente na panela de barro. Foto: Divulgação/Thiago Piccoli

Hoje – 30 de setembro – é dia estadual da Moqueca Capixaba. O prato é um dos ícones do Espírito Santo. Conhecida pelo seu sabor inigualável, o prato é uma instituição essencialmente capixaba. Para quem quiser degustar esta delícia, na Serra, as opções são diversas.

Uma delas está em Jacaraípe, no restaurante Berro D’água que abre para almoço e também recebe cliente a noite.

Por lá, o moqueca de dourado sai a R$ 44,90 e serve duas pessoas. Quem escolher o local poderá ainda apreciar uma linda vista para o mar, já que o restaurante fica na avenida Beira Mar do balneário.

Ainda em Jacaraípe, no Bar do Nico, que fica anexo ao Inter Hotel, e de frente para a praia são servidas moquecas de badejo, cação, robalo, camarão. Os valores variam até R$ 60 e servem duas pessoas. O bar abre a partir das 17h.

Outro bom lugar para comemorar o Dia da Moqueca está na bucólica vila de pescadores de Manguinhos.

Por lá, a pedida é o bar e restaurante Enseada de Manguinhos que tem vista panorâmica para a praia. O local é especializado no principal prato da culinária capixaba e ainda em frutos do mar.

Abre para almoço e também a noite. São servidas a moqueca tradicional a base de peixes como badejo, robalo e cação e ainda versões diferentes como siri, camarão, cação, sururu, banana da terra e polvo.

Sobre a moqueca capixaba

O nome “moqueca” designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar e, ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não recebe azeite de dendê e nem leite de coco. A moqueca capixaba é feita na panela de barro, outro ícone do Estado. A panela de barro também já é reconhecida como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Vale ressaltar que a Lei Estadual 7.567/2003, instituiu a moqueca como comida típica do Espírito Santo.

Serviço

Em Jacaraípe

Restaurante Berro D’água

Avenida Beira Mar – Telefone 3243-3236

Aberto o dia todo

Bar do Nico

Avenida Beira Mar – Anexo ao Inter Hotel

Telefone 999 559 062

Aberto a partir das 17h

Em Manguinhos

Enseada de Manguinhos

Cecíliano Abel de Almeida, 3 – Manguinhos

Telefone 3243-1413

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Telefones celulares podem ser proibidos nas escolas da Serra

Paulinho do Churrasquinho foi autor do projeto. Crédito: divulgação. Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 197/2024, que…

5 horas atrás

Suspeito de tentativa de latrocínio dentro de padaria é preso na Serra

Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (15) por tentativa de homicídio contra uma mulher. O…

8 horas atrás

Adolescente envolvido no homicídio Caíque na Serra é apreendido em Guarapari

O adolescente apreendido tem envolvimento, segundo a polícia, no homicídio de Caique Conceição Moreira, de 16 anos. Crédito: Reprodução Redes Sociais…

10 horas atrás

Vídeo: policiais levam detento para almoçar sem algemas em restaurante da Serra

Crédito: Reprodução Redes Sociais As câmeras de segurança de um estabelecimento flagraram o momento em um detento é levado por…

14 horas atrás

Feriadão na Serra conta com 15 pontos próprios para banho

Dia de Sol/ Foto: Edson Reis O feriadão da República, celebrado nesta sexta-feira (15) conta com 15 pontos próprios para…

15 horas atrás

Serra conquista prêmio nacional de cidade transparente

A Prefeitura da Serra conquistou o prêmio máximo de transparência. Crédito: Divulgação Neste mês de novembro, foi anunciado que o…

16 horas atrás