A intoxicação por lírio em gatos é uma condição grave, EMERGENCIAL e potencialmente fatal.
Muitas plantas ornamentais são tóxicas para pequenos animais, entre elas estão as plantas popularmente conhecidas como Azaléia, Begônia, Comigo-ninguém-pode, Copo de leite, Espada de são Jorge, Hortência, Lantana e o Lírio da paz. O Lírio (Lilium sp.) causa necrose tubular tóxica, levando a insuficiência renal aguda.
Todas as partes da planta são toxicas, mesmo em quantidades pequenas.
Todas as partes do lírio são tóxicas, pois contém compostos tóxicos, como a insolubilina e a liriotulipina.
Os gatos podem se expor ao lírio por curiosidade ou ao tentar comer as plantas, já que são curiosos e exploradores.
+ Você já ouviu falar sobre sarna de ouvido em gato? Entenda
Os s sintomas vão desde vômitos com Início rápido logo após a ingestão, mas também apresentam diarreia com possível presença de sangue, letargia, perda de apetite, dor abdominal, e à insuficiência renal aguda, culminando na maior parte das vezes com o óbito em poucas horas, ou dias.
As medidas emergenciais devem ser tomadas em uma clínica veterinária o quanto antes. Serão coletados exames de sangue para avaliação da função renal e hepática, bem como as medidas emergenciais necessárias.
O prognóstico depende da quantidade e do tipo de lírio ingerido, do tempo de exposição no organismo do animal, e da condição física, bem como da rapidez e eficácia do tratamento. Em casos graves, a intoxicação por lírio pode ser fatal.