Entre Gatos & Vets

Você sabia que os gatos podem ser amigos ou inimigos uns dos outros?

Os sinais de amizade ou inimizade são sutis para os leigos, mas são de extrema importância serem reconhecidos para que haja um manejo adequado desses animais.

Antigamente acreditava-se que os gatos eram animais solitários, sem laços sociais, exceto durante a cópula e a fase de cuidados da mãe para com os filhotes. O fato é que embora alguns indivíduos prefiram a vida solitária, também são formados grupos sociais entre eles. Isso faz com que sua organização social seja bastante complexa.

Uma colônia na natureza é de estrutura matriarcal e o comportamento cooperativo ao cuidar da ninhada é de competência das fêmeas inteiras (não castradas), sendo que é incomum o macho ter participação no cuidado com os filhotes e na defesa do núcleo familiar.

Quando esses animais são castrados, essas relações matriarcais ocorrem mais, sendo então estabelecidas por graus de amizade entre os indivíduos, independente de sexo ou de grau de parentesco.

Em colônias estruturadas, as brigas são raras, mas em colônias de confinamento impostas geralmente ocorrem comportamentos agressivos e territoriais.

+ Como cuidar de um gato recém-nascido

Percebe-se quando os membros de uma colônia se aceitam pois têm os devidos comportamentos: relações de afeto e vínculos demostrados pelo comportamento de grooming, esfregam-se uns nos outros, cumprimentam-se com o toque e nariz, dormem juntos, realizam atividades cotidianas juntos, etc.

Do outro lado, se essas relações aflitivas não se estabelecem, esses tipos de comportamentos não são observados, e em casos extremos ocorrem relações de brigas e conflitos, como por exemplo o bloqueio das passagens por algum gato, bloqueio de recursos, bufar, tapas, silvos, e até agressões sérias.

É importante ressaltar que quando ocorrem os combater mais sérios, esses são muito graves, pois por sua natureza os gatos evitam o combate físico, e este ocorre quando a situação está insustentável no ambiente.

Importante salientar que os lares com colônias que foram escolhidas pelos tutores, e não pela vontade dos próprios animais em permanecer ou não naquele ambiente, são aqueles lares que podemos encontrar maiores problemas de comportamento.

Helvana Fassina

Últimas postagens

Detentos do Estado terão aulas de inglês

O curso tem duração de um ano. Foto: Divulgação Por meio da Secretaria da Educação (Sedu), o Governo do Estado…

7 horas atrás

Aço e rochas: ‘tarifaço’ de Trump atinge setores bilionários da Serra

Imagem: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP Ainda há muitas incertezas sobre os possíveis impactos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald…

9 horas atrás

Páscoa terá caça aos ovos, teatro e encontro com o Coelhinho nos shoppings da Serra

Caça aos ovos, teatro infantil, oficinas e encontro com o Coelhinho são algumas das atividades preparadas pelos shoppings da Serra…

9 horas atrás

Instituto de Previdência da Serra recebe mais um prêmio nacional de inovação

O Instituto de Previdência da Serra recebeu o prêmio nacional inovação durante o 3º Congresso Nacional de Conselheiros Previdenciários e…

11 horas atrás

Governo do Estado abre concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.714

O Governo Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.714. Crédito: Divulgação O…

11 horas atrás

Projeto abre vagas para cursos gratuitos de música na Serra

Os cursos de música na Serra têm carga horária de 60h ou 120h, e são voltados para pessoas a partir…

12 horas atrás