Você tem aves em casas? Sabe como cuidar?

Compartilhe:

Os psitacídeos (araras, papagaios, calopsitas, periquitos…) alimentam-se principalmente de sementes, frutas e flores. Existe grande variedade nos itens consumidos em função da disponibilidade alimentar nas diferentes estações climáticas.

No cativeiro, a maioria dos psitacídeos ainda é alimentada com mistura de sementes, predominando o girassol. A alimentação exclusiva com essas misturas é extremamente prejudicial à saúde e a longevidade das aves, pois possuem excesso de gordura, quantidade e relação de cálcio e de fósforo inadequadas, além de níveis de aminoácidos e de vitaminas insuficientes. São comuns os casos de papagaios que após vários anos de cativeiro e alimentação à base de girassol são acometidos por distúrbios decorrentes da deficiência de vitaminas e aminoácidos ou apresentam lipidose hepática.

Atualmente, varias raçoes balanceadas para psitacídeos vem sendo comercializadas no mercado brasileiro, classificadas em ração de manutenção, reprodução, e criação de filhotes. Essas formulações substituem plenamente os alimentos in natura. São práticos de usar, de boa palatabilidade, boa digestibilidade e tornam as aves melhor nutridas e menos susceptíveis a infecções oportunistas e problemas metabólicos nutricionais .

Na falta dessas rações, a dieta a ser prescrita deve levar em consideração os hábitos alimentares, necessidades nutricionais da espécie, palatabilidade, disponibilidade e qualidade dos alimentos na região, facilidade de preparação pelo proprietário e o balanço nutricional.

Dr.  Uirandê Gonçalves Busotti.  Médico Veterinário especializado em pássaros,  tartarugas e silvestres – Médico Veterinário da Climev Laranjeiras

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também