Categories: Esporte

Vôlei adaptado em Barcelona promove esporte e saúde para a terceira idade

O vôlei adaptado para idosos tem as mesmas regras do convencional, além de trazer saúde e inclusão. (Foto: Divulgação)

Uma turma de idosos da Rede Alsa deu um chega pra lá no sedentarismo com a prática do vôlei adaptado. São dois times do Vôlei Serra, um masculino e outro feminino. No total, são 22 participantes, com idades acima dos 60 anos,  caso da dona Ana Pinheiro de Souza, de 65 anos.

“Comecei a jogar o vôlei adaptado em Jacaraípe. Mas comecei a participar do time do Vôlei Serra em Barcelona há oito anos. E foi lá que conheci meu namorado, há três anos. Eu já jogava; então, um dia ele apareceu na quadra. Vôlei dá namoro”, conta, aos risos, a aposentada. Ela namora Carlos Alberto Batista, de 63 anos, que também participa do time.

Os treinos acontecem todas as terças e quintas, das 13 às 17h, no ginásio poliesportivo de Barcelona. Às quintas, antes dos treinos, os idosos se reúnem no Centro de Vivência do bairro para um encontro em grupo, que envolve bate-papos, lanches e realização de dinâmicas.

Os times são treinados pelo voluntário Almir Krug, que é professor de educação física aposentado. “Realizo trabalho de fundamentação do vôlei para aumentar o rendimento das equipes, mas sempre respeitando os limites de cada um. Assim, conseguimos bons resultados”, explica.

As equipes constantemente participam de jogos amistosos com times de outros municípios e campeonatos, como ocorreu no último dia 3 de agosto. O Vôlei Serra jogou com o time de Vitória, em Jardim Camburi.

Os jogos do vôlei adaptado seguem as mesmas regras do vôlei regular e são divididos em três sets com duração de meia hora cada. Cada set vale 15 pontos. Há seis jogadores em cada lado da quadra.

Quem quiser participar dos times basta ter idade acima de 60 anos e se inscrever na quadra poliesportiva. A Rede Alsa é um projeto apoiado pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores da Serra terão reajuste no tíquete-alimentação; veja novo valor

Servidores da Serra terão reajuste no tíquete alimentação; anúncio deve ser feito pelo prefeito eleito, Weverson Meireles, e pelo prefeito…

51 minutos atrás

Estado terá redução de 5% no ICMS do Gás Natural Veicular

A nova alíquota é válida a partir de janeiro A redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e…

3 horas atrás

Após especulações sobre Hartung, Casagrande cita greve da PM e culpa gestão do ex-governador

O governador Renato Casagrande. Foto: Divulgação Na semana em que o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, sinalizou a possibilidade…

4 horas atrás

Responsabilidade do lojista em contratar influenciadores e devoluções online

Ao contratar influenciadores digitais, o lojista assume uma série de responsabilidades que vão além da simples divulgação dos produtos. Crédito:…

4 horas atrás

Ceturb reforça transporte público para o Réveillon na Serra

Na Serra, o reforço da Ceturb será direcionado principalmente às linhas que levam às praias. Crédito: Divulgação A Ceturb preparou…

5 horas atrás

Adolescente baleado na Serra morre

Divulgação O adolescente de 15 anos baleado na noite dessa quinta-feira (26) morreu após ser socorrido para o Hospital Estadual…

5 horas atrás