Thiago Albuquerque
Após muita espera, o torcedor brasileiro pode se preparar para fortes emoções nos próximos dias. É que começaram os Jogos Olímpicos do Rio 2016. E nesta sexta-feira (5), às 19h, será realizada a festa de abertura que tem previsão de duração de três horas. A cidade da Serra tinha esperança de ter atletas disputando, como Gabriela Zanotti, no futebol, os irmãos Falcão no boxe e Alan da Vitória na natação. Mas nenhum deles estará nos jogos.
Em contrapartida, o Espírito Santo terá vários representantes. Alison Cerutti e Bruno Schmidt, no vôlei de praia masculino e Larissa França no feminino.
Na ginástica rítmica, as atletas são Natália Gaudio e Francielly Machado. Já no triatlo a única atleta brasileira na competição é a capixaba Pâmella Oliveira.
No handebol, o Estado será representando por Alexandra Nascimento, considerada uma das melhores atletas do mundo. Na natação quem representa os capixabas é João Luiz Gomes.
Os três representantes no vôlei de praia são os atletas que têm maior esperança de faturar ouro. A dupla Alison Cerutti e Bruno Schmidt, e Larissa que tem como parceira Talita Nunes, têm as duas duplas que possuem grandes chances de subir no lugar mais alto do pódio.
Outra esperança de ouro é a Seleção Feminina de Handebol, de Alexandra. O time que em 2013 foi campeão do mundo tentará uma medalha inédita em Olimpíadas.
As participações dos outros atletas na competição ficarão como dúvida quando se pensa em resultados. No triatlo, Pâmella é a líder do ranking brasileiro e tem como marca mais importante um bronze nos Jogos Pan-Americano de Guadalajara 2011.
Já na natação, João Luiz, que tem três ouros no mundial de Doha 2014, todos no medley, tem chances de pódio.
Na ginástica, as capixabas Natália e Francielly não têm muitas chances de pódio. Rússia, a maior campeã, é a favorita. Além dela as seleções europeias são outras fortes candidatas.