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Volta da Samarco em 2017 pode aliviar sufoco da Serra

 

Usina de pelotização em Anchieta: na Serra ficam terceirizadas que prestam serviço para a empresa e que estão perdendo cerca de R$ 300 milhões/ano, já tendo demitido 1 mil pessoas por conta da paralisação da mineradora. Foto: Divulgação Samarco

A Samarco (Vale + BHP) pode voltar a operar em 2017. É o que afirmou na última segunda – feira (19) o presidente da Vale, Murilo Ferreira, em coletiva à imprensa concedida no palácio Anchieta ao lado do governador Paulo Hartung (PMDB).  Na ocasião Murilo disse que um dos imbróglios para a retomada das operações da Samarco era a apresentação de um plano de longo prazo para destinação dos rejeitos de minérios, já que as barragens que estouraram não podem ser mais usadas.

E a solução pode estar próxima, pois, de acordo com reportagem do jornal Valor Econômico, na última terça – feira (20) Vale e BHP anunciaram acordo para a utilização de uma lavra chamada cava de Timbopeba, de propriedade da Vale, para depositar os rejeitos.

Pelo acordo a Vale passaria Timbopeba para a Samarco. Mas ainda são necessárias autorizações ambientais do governo de Minas para que a mineradora volte a operar. Por isso a Vale não fala em data precisa do possível retorno e nem se a empresa poderá produzir em capacidade plena.  

Desde o desastre/crime ambiental em novembro de 2015 em Marina – MG, a Samarco paralisou seu complexo de pelotização em Anchieta, litoral sul do ES. Isso gerou forte impacto econômico em todo o ES, inclusive na Serra.

Responsável pela unidade local da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), José Carlos Zanotelli, disse que a paralisação da Samarco interrompeu o fluxo de R$ 300 milhões de terceirizadas sediadas na Serra que prestavam serviço à mineradora, tirando cerca de mil empregos na cidade e R$ 15 milhões de ISSQN dos cofres municipais.  

Ferrovia – Uma nova ferrovia ligando a Serra a Presidente Kennedy, no extremo sul do litoral capixaba, pode sair do papel. É que na última segunda – feira (19) o presidente da Vale, Murilo Ferreira veio ao Espírito Santo anunciar a intenção da empresa em investir na linha férrea como contrapartida a renovação da concessão da ferrovia Vitória Minas. A proposta, apoiada pelo governador Paulo Hartung (PMDB), é que a Vale construa a nova ferrovia ao invés de pagar pela concessão da Vitória Minas, que vence somente em 2026. Caso saia do papel, a nova ferrovia fomentaria o desenvolvimento de projetos portuários no sul, como o do Porto Central em Presidente Kennedy e da instalação de complexos minero siderúrgicos na região.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

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