Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, o Governo do Estado começa a liberar, nesta segunda-feira (11), a abertura do comércio capixaba. No entanto, as lojas irão abrir abrir as portas em dias alternados. Os primeiros estabelecimentos que poderão funcionar são aqueles de produto não pessoal, que só estarão abertos nos dias ímpares do calendário.
Sendo assim, as lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de construção, lojas de vendas de veículos automotores, colchões, cama, mesa e banho, artigos de informática, decoração, entre outras voltam a funciona nesta segunda-feira. O horário de abertura será sempre das 10h às 16 horas. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras em todos os lugares.
Já as lojas de produtos cujo uso é pessoal, como vestuário, calçados, cosméticos, acessórios, óticas, materiais esportivos e similares poderão abrir somente a partir da terça-feira (12). Vale destacar que durante os finais de semana, todo o comércio não essencial não poderá mais abrir.
Os restaurantes, para evitar aglomeração, também terão que fechar aos sábados e domingos. Será permitida a abertura de farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, lojas de conveniências, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas e estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares.
Os shoppings centers, por conta da aglomeração em local fechado, permanecerão com o funcionamento suspenso. No entanto, os lojistas poderão fazer a comercialização de produtos por meio de entrega no estacionamento (drive-thru) ou delivery. Já os centros comerciais, por serem de menor porte e não terem lojas que causam muito aglomeração, poderão reabrir as portas.
Cronograma desta e da próxima semana para o comércio
Os estabelecimentos comerciais de produtos de uso pessoal poderão abrir na segunda, quarta e sexta-feira, enquanto os comércios dos demais produtos não ligados ao corpo humano funcionam na terça e quinta-feira. Na semana seguinte, os comércios que abriram nos dias ímpares, abrem nos dias pares e vice-versa.