Para muitos serranos, o inverno é uma estação bastante esperada por conta do frio que alivia o ‘calorão’ predominante ao longo do ano na cidade. Mas para as pessoas em situação de rua, a realidade é bem diferente. Nas últimas semanas, os termômetros chegaram a marcar 13°C na Grande Vitória. Por isso, pensando em quem vive nessa situação, voluntários da cidade se mobilizaram para arrecadar agasalhos por meio de campanhas e entregar a pessoas carentes.
É o caso dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Penha, que fica em Jardim Limoeiro. Eles se uniram para aquecer as pessoas carentes e estão distribuindo cerca de 15 mil roupas de frio para quem vive em situação de rua na Serra. A arrecadação foi feita por meio de uma parceria com a empresa privada Cartão de Todos, que recolheu agasalhos de seus funcionários para doar para a igreja; mas membros da paróquia também realizaram doações.
Quem também está arrecadando agasalhos é a campanha ‘Roupa no Cabide não Aquece’, que vai acontecer até o final de julho e está sendo realizada por uma moradora de Laranjeiras, Nancy Ibañez. De acordo com ela, as roupas serão doadas para pessoas carentes e àqueles em situação de rua. São aceitos cobertores, blusas de frio, casacos, jaquetas, moletons, suéter, entre outras peças.
Para doar, basta ligar para o celular (27) 99952-2426. “Eu mesma irei ao local para buscar as doações. Qualquer peça é bem vinda e agradecemos muito, pois quem tem frio tem pressa”, destaca Nancy. Ele destaca que um ponto de coleta fica na loja Central Cartucho, situada na Av. Central, 512, Parque Residencial Laranjeiras.
A reportagem acionou a Prefeitura da Serra para que o município dê uma estimativa de quantas pessoas vivem em situação de rua e também se há ações do poder público para amenizar o frio que essas pessoas passam. Mas até às 18h de ontem (18), não obteve resposta.