Volvo lança EX30: conheça detalhes do novo SUV compacto elétrico que já conquistou o Brasil

Compartilhe:
Volvo EX30 SUV elétrico
Crédito: Divulgação | Volvo
Volvo EX30 SUV elétrico
A Volvo lançou oficialmente o EX30: SUV compacto 100% elétrico da marca. Crédito: Divulgação | Volvo

Com grande expectativa, o Volvo EX30 foi oficialmente lançado no Brasil. Este SUV 100% elétrico representa a mais recente aposta da Volvo no crescente mercado brasileiro de veículos elétricos, prometendo inovar e estabelecer novos padrões.

Apresentado ao público no ano passado, o EX30 não só impressiona por suas especificações técnicas avançadas, mas também pela rápida aceitação do mercado: já estão sendo realizadas as entregas para os primeiros 2.000 clientes que efetuaram reservas durante a pré-venda.

O modelo está agora disponível para exibição e venda em concessionárias Volvo em todo o país, marcando o início de uma nova era para a montadora sueca no Brasil.

Nesta segunda-feira (20), a Volvo lançou oficialmente o EX30. O Tempo Novo esteve presente no evento, que aconteceu em São Paulo.

Mas vamos falar sobre o SUV? Veja detalhes da nova aposta da Volvo:

Todo Volvo EX30 vendido no Brasil conta com motor elétrico traseiro de 272 cv e 35 kgfm de torque. Ele é capaz de levar o SUV aos 100 km/h em 5,3 segundos, tendo autonomia máxima de 338 km segundo o ciclo INMETRO.

Na experiência ao volante, o EX30 prova ser um excelente veículo para conduzir. Ele exibe uma aceleração intensa e veloz, revelando todo o seu torque com apenas meio pedal.

Interior do EX30

Volvo EX30
Crédito: Divulgação | Volvo

Ao entrar no novo Volvo EX30, o condutor pode perceber um certo contraste com o padrão elevado da marca sueca. O SUV recebeu um design minimalista — o que não significa que o veículo seja menos tecnológico ou da premium.

Quanto aos materiais, o interior do EX30 é revestido com itens reciclados, como jeans e poliéster, provenientes de garrafas PET e outros materiais, combinando sustentabilidade com um toque suave nas áreas mais acessadas, como portas e painel. Apesar disso, alguns materiais reciclados podem parecer mais simples, contrastando com o padrão elevado usual da marca sueca.

Tecnologia e nova interface operacional

O Volvo EX30 estreia no Brasil introduzindo uma interface operacional revolucionária para sua central multimídia, desenvolvida com base no sistema Android e integrada aos serviços Google. Essa inovação permite aos usuários conectar suas contas Google e sincronizar dispositivos com facilidade, promovendo uma experiência mais integrada e intuitiva.

Inicialmente, o veículo não inclui suporte para Android Auto e Apple Carplay. Contudo, a Volvo planeja adicionar essas funcionalidades em breve, através de atualizações online. O modelo já vem equipado com acesso à Google Play Store, permitindo a instalação de aplicativos diretamente no veículo.

Adicionalmente, o EX30 oferece conectividade 5G em parceria com a operadora TIM, incluindo um plano de dados gratuito por quatro anos, o que garante uma conexão ágil e eficiente. A central multimídia do veículo centraliza diversos controles, reduzindo a necessidade de botões físicos e permitindo o ajuste de funções como retrovisores e sistema de ventilação, além de exibir informações essenciais do painel de instrumentos.

Embora a dependência da tela tátil centralize funções importantes, alguns usuários podem sentir falta de comandos físicos para ajustes rápidos, como climatização e posição dos retrovisores. A verificação da velocidade também requer um breve olhar para a tela principal.

No entanto, a Volvo incorporou um sistema de alerta de velocidade que emite avisos sonoros ao se aproximar do limite de velocidade da via, contribuindo para uma condução mais segura.

Segurança: é um Volvo!

Volvo EX30
Crédito: Divulgação | Volvo

Falar de um Volvo é falar de segurança, e o novo EX30 não é exceção. Apesar de seu design mais minimalista, o SUV está equipado com todo o arsenal de acessórios de segurança pelo qual a Volvo é reconhecida mundialmente. Além disso, o modelo introduz inovações significativas nesta área.

São seis airbags, sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical, ancoragem para cadeirinhas infantis (Isofix), detector facial de fadiga do motorista, assistente de partida em rampas com controle de embalo em descidas, alerta de abertura de portas com sensor de presença externo, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção, monitoramento de pressão dos pneus, e outros.

Potência e autonomia

Com 272 cv e 343 Nm em todas as versões, aplicados às rodas traseiras, o EX30 acelera até 100 km/h em 5,7 segundos (na versão Core Single Motor) ou em 5,3 segundos (nas demais opções: Core Extended Range, Plus e Ultra). Segundo o Inmetro, a versão Core Single Motor, com bateria de 51kW, tem autonomia de 250 km, enquanto as demais, equipadas com bateria de 69kW, têm 338 km.

O Volvo mais barato e acessível até agora

Crédito: Divulgação | Volvo

O modelo Core (de entrada), parte de R$ 229.950 (com a bateria de 51 kWh e autonomia de 250km, segundo o Inmetro), mas o cliente pode optar pela bateria maior, de 69 kWh, que pode percorrer até 338km (dado do Inmetro), com uma única carga, por R$ 20 mil adicionais no pacote Extended Range – que se torna padrão nas versões intermediária e de topo. No caso, a próxima da sequência é a Plus (R$ 277.950) seguida pela mais completa de todas, a Ultra (R$ 293.950).

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também