Com três deputados na Assembleia Legislativa com domicílio eleitoral no município, a Serra aumentou sua bancada no parlamento. Numa dura votação, Vandinho Leite (PSDB), Bruno Lamas (PSB) e Alexandre Xambinho (Rede) se elegeram para os próximo 4 anos.
Dos três deputados eleitos pela Serra, Vandinho foi o mais votado, mas no ranking dos eleitos ocupa o 17º lugar; Bruno Lamas o 27º e Xambinho o 44º. Sueli Vidigal (PDT) foi a mais votada na Serra, ocupa a 35º colocação, mas por questões de legenda não conseguiu se eleger. A cidade tem o maior com maior colégio eleitoral do Estado, com 320 mil eleitores.
Xambinho promete ações contundentes como redução da taxa de esgoto e centro de especialidades no Dório Silva.
O que o eleitor pode esperar para esse novo mandato?
O desafio agora é retomar as obras paralisadas na Serra, como o Faça Fácil, Contorno do Mestre Álvaro, Contorno de Jacaraípe ligando a Nova Almeida, Abdo Saad, ES 010, Rodovia Norte Sul, Escola Aristóbulo Barbosa Leão e também a reforma das escolas estaduais que estão sucateadas. Também quero lutar para transformar o Dório Silva num centro de especialidade médica. Hoje a população sofre muito com isso, e é uma demanda do Governo do ES; e a fila está em torno de um ano a dois anos de espera por oftalmologista, cardiologista, entre outras. Outra discussão é sobre a redução dessa taxa de esgoto da Cesan, de 80%, muito cara, queremos reduzir isso, visto que a cidade, assim como outras, não tem tratamento de esgoto digno.
Qual é a sua avaliação sobre a votação na Serra, onde a maioria dos candidatos com DNA local não atingiram a votação que era esperada? O que isso significa?
Eu acho que a cidade hoje impõe uma responsabilidade muito maior para sua classe política. Mostra que ela está atenta aos trabalhos dos políticos da cidade, e essa votação baixa mostra que quer políticos com mais qualidade, mais comprometimento com a nossa cidade, e com menos oba-oba; mais trabalho e afinco. Há um poder de renovação muito grande daqui pra frente.
Como vai ser sua relação com os demais deputados eleitos da Serra?
Vou para a Assembleia defender a nossa cidade. Espero que os outros dois tenham o mesmo interesse. Não tenho briga pessoal com ninguém; adversário é adversário e eu não sou inimigo de ninguém.
Seu nome já desponta na linha de sucessão de Audifax. É possível afirmar isso?
É cedo para isso. O foco maior agora é no nosso mandato como deputado estadual. Mas tenho certeza de que vou participar de uma forma ou de outra, mas não posso dizer que entrei na sucessão do prefeito.
A Rede não atingiu o coeficiente eleitoral e deve minguar em nível nacional. O fazer com a Rede?
Dependo de um posicionamento do nosso grupo, ligado ao prefeito Audifax sobre essa questão partidária. Não vou tomar nenhuma decisão sem consultar o nosso prefeito.