Uma promessa não cumprida gerou a maior revolta de escravos no Espírito Santo. Sabe onde isso tudo ocorreu? Aqui na…
Posted by Jornal Tempo Novo on Tuesday, September 15, 2020
Uma promessa não cumprida gerou a maior revolta de escravos no Espírito Santo. Sabe onde isso tudo ocorreu? Aqui na Serra! E o quarto episódio do quadro Monumentos Históricos da Serra vai levar você até o Sítio Histórico de Queimado, onde veremos as ruínas da igreja construída por escravos de 1845 a 1849 e conheceremos um pouco mais dessa história de muita luta e sangue.
A Igreja começou a ser construída em 1845 por escravos que trabalharam sob a promessa de serem libertos depois de a edificação ficar pronta. O templo foi feito com pedras divididas por tamanhos e carregadas por longas distâncias e subidas íngremes, as pedras pequenas, do tamanho de um punho, eram destinadas as crianças, algumas com apenas seis anos de idade.
A promessa do frei italiano Gregório Maria de Bene era libertar os escravos que se dedicaram arduamente para construir o templo. A igreja ficou pronta em 1849 antes do dia de São José conforme havia sido combinado e a promessa de libertação não foi cumprida o que gerou a revolta dos negros. À frente da revolta estavam três nomes, Elisiário Rangel, João da Viúva e Chico Prego.
Assista o episódio (vídeo acima) e confira essa história.