Por Clarice Poltronieri
Na correria das grandes cidades, falta tempo para ir ao médico, ainda mais se for só para esclarecer dúvidas sobre um tratamento já iniciado. Para atender melhor a essas questões, o popular Whatsapp virou um aliado na relação médico X paciente.
Quem optou pelo uso da tecnologia, aprova. O cirurgião oftálmico Cesar Ronaldo Vieira Gomes, que atende no Vitória Apart, em Carapina, diz que o uso do Whatsapp ocorreu de forma natural. Os pacientes têm o número de seu telefone e passaram a enviar as questões pela ferramenta, que hoje é de extrema importância para sua prática clínica.
“É uma complementação do atendimento. Oriento o paciente sem ele ter que vir ao consultório. Recebo dúvidas, resultados de exames e tenho como responder logo. Auxilia tanto o médico quanto o paciente”, diz.
César conta que ajuda ainda na troca de experiência entre colegas de profissão e o trabalho da equipe para marcar ou desmarcar consultas e exames.
Apesar de facilitar a vida, tem algumas desvantagens. “Aumenta um pouco a carga de trabalho nossa. Levo uns 40 minutos por dia para responder mensagens e não tenho fim de semana, mas vale a pena”, aponta.
Os pacientes aprovam. Maria Amélia Gasparini Torezani, de Porto Canoa, fez uma cirurgia de catarata. “Não precisei usar, mas acho bom porque é mais fácil falar com o médico”, narra.
Maria Vanute, de Central Carapina, também fez cirurgia de catarata e aprova a ferramenta. “Só liguei antes da cirurgia, mas fiquei tranquila sabendo que poderia falar com ele”.
Agilidade
Ana Paula Lustoza, de Jardim Limoeiro, teve conjuntivite após a cirurgia de miopia. “Achei que fosse um problema da cirurgia. Entrei em contato e ele logo agendou uma consulta”, comenta.
O pediatra Jucelino Loureiro Carlos, que atende em Laranjeiras, também aderiu. “Tiramos dúvidas simples que evita a ida dos pais ao consultório sem necessidade”, esclarece.
“Na 1ª consulta, ele já me deu o número. Até se surgir uma manchinha nela, fotografo e envio e ele vê se precisa consultar”, elogia Pamela Silva, cuja filha é atendida por Jucelino.