Categories: Notícias

Whatsapp aproxima médicos e pacientes

A ferramenta é útil para os médicos e pacientes. Foto: Clarice Poltronieri

Por Clarice Poltronieri

Na correria das grandes cidades, falta tempo para ir ao médico, ainda mais se for só para esclarecer dúvidas sobre um tratamento já iniciado. Para atender melhor a essas questões, o  popular Whatsapp virou um aliado na relação médico X paciente.

Quem optou pelo uso da tecnologia, aprova. O cirurgião oftálmico Cesar Ronaldo Vieira Gomes, que atende no Vitória Apart, em Carapina, diz que o uso do Whatsapp ocorreu de forma natural. Os pacientes têm o número de seu telefone e passaram a enviar as questões pela ferramenta, que hoje é de extrema importância para sua prática clínica.

“É uma complementação do atendimento. Oriento o paciente sem ele ter que vir ao consultório. Recebo dúvidas, resultados de exames e tenho como responder logo. Auxilia tanto o médico quanto o paciente”, diz.

César conta que ajuda ainda na troca de experiência entre colegas de profissão e o trabalho da equipe para marcar ou desmarcar consultas e exames.

Apesar de facilitar a vida, tem algumas desvantagens. “Aumenta um pouco a carga de trabalho nossa. Levo uns 40 minutos por dia para responder mensagens e não tenho fim de semana, mas vale a pena”, aponta.

Os pacientes aprovam. Maria Amélia Gasparini Torezani, de Porto Canoa, fez uma cirurgia de catarata. “Não precisei usar, mas acho bom porque é mais fácil falar com o médico”, narra.

Maria Vanute, de Central Carapina, também fez cirurgia de catarata e aprova a ferramenta. “Só liguei antes da cirurgia, mas fiquei tranquila sabendo que poderia falar com ele”.

Agilidade

Ana Paula Lustoza, de Jardim Limoeiro, teve conjuntivite após a cirurgia de miopia. “Achei que fosse um problema da cirurgia. Entrei em contato e ele logo agendou uma consulta”, comenta.

O pediatra Jucelino Loureiro Carlos, que atende em Laranjeiras, também aderiu. “Tiramos dúvidas simples que evita a ida dos pais ao consultório sem necessidade”, esclarece.

“Na 1ª consulta, ele já me deu o número. Até se surgir uma manchinha nela, fotografo e envio e ele vê se precisa consultar”, elogia Pamela Silva, cuja filha é atendida por Jucelino.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Weverson entrega escola de tempo integral em Residencial Jacaraípe

A unidade vai atender mais de 400 alunos e 200 deles em tempo integral/ Foto: Edson Reis A Escola Municipal…

6 horas atrás

Oportunidade de bolsas para recuperação do mangue de Jacaraípe

Foto: Divulgação-PMS Estão abertas sete vagas de bolsas de estudo e trabalho para moradores da Grande Jacaraípe, visando a recuperação…

9 horas atrás

Renda extra na Páscoa: Casa da Rosa abre oficinas de artesanato temática

Dentre as oficinas temática está a de sousplat, objetos decorativos entre outros/ Crédito Filipe Oliveira A Páscoa é uma época…

10 horas atrás

Comunicado – 14/03/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 14-03-2025 - 2ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Inscrições abertas para a Caminhada Noturna em memória da Insurreição de Queimado

A Caminhada Noturna Noturna dos Zumbis Contemporâneos do Queimado será no dia 22 de março e o trajeto é de…

11 horas atrás

Ação do Procon da Serra comemora o Dia do Consumidor no Terminal de Laranjeiras

Foto: Divulgação O dia 15 de março, é o Dia do Consumidor no Brasil. Essa data foi criada para lembrar…

12 horas atrás