Categories: Notícias

Whatsapp aproxima médicos e pacientes

A ferramenta é útil para os médicos e pacientes. Foto: Clarice Poltronieri

Por Clarice Poltronieri

Na correria das grandes cidades, falta tempo para ir ao médico, ainda mais se for só para esclarecer dúvidas sobre um tratamento já iniciado. Para atender melhor a essas questões, o  popular Whatsapp virou um aliado na relação médico X paciente.

Quem optou pelo uso da tecnologia, aprova. O cirurgião oftálmico Cesar Ronaldo Vieira Gomes, que atende no Vitória Apart, em Carapina, diz que o uso do Whatsapp ocorreu de forma natural. Os pacientes têm o número de seu telefone e passaram a enviar as questões pela ferramenta, que hoje é de extrema importância para sua prática clínica.

“É uma complementação do atendimento. Oriento o paciente sem ele ter que vir ao consultório. Recebo dúvidas, resultados de exames e tenho como responder logo. Auxilia tanto o médico quanto o paciente”, diz.

César conta que ajuda ainda na troca de experiência entre colegas de profissão e o trabalho da equipe para marcar ou desmarcar consultas e exames.

Apesar de facilitar a vida, tem algumas desvantagens. “Aumenta um pouco a carga de trabalho nossa. Levo uns 40 minutos por dia para responder mensagens e não tenho fim de semana, mas vale a pena”, aponta.

Os pacientes aprovam. Maria Amélia Gasparini Torezani, de Porto Canoa, fez uma cirurgia de catarata. “Não precisei usar, mas acho bom porque é mais fácil falar com o médico”, narra.

Maria Vanute, de Central Carapina, também fez cirurgia de catarata e aprova a ferramenta. “Só liguei antes da cirurgia, mas fiquei tranquila sabendo que poderia falar com ele”.

Agilidade

Ana Paula Lustoza, de Jardim Limoeiro, teve conjuntivite após a cirurgia de miopia. “Achei que fosse um problema da cirurgia. Entrei em contato e ele logo agendou uma consulta”, comenta.

O pediatra Jucelino Loureiro Carlos, que atende em Laranjeiras, também aderiu. “Tiramos dúvidas simples que evita a ida dos pais ao consultório sem necessidade”, esclarece.

“Na 1ª consulta, ele já me deu o número. Até se surgir uma manchinha nela, fotografo e envio e ele vê se precisa consultar”, elogia Pamela Silva, cuja filha é atendida por Jucelino.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

17 minutos atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

32 minutos atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

2 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

3 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

10 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

17 horas atrás