Com a presença de lideranças estaduais, o Partido Liberal (PL) e o Republicanos realizaram suas convenções municipais nesta terça-feira (15). Na ocasião, o nome de Alexandre Xambinho foi confirmado para disputar a Prefeitura da Serra nas eleições de 2020.
O ex-senador Magno Malta (PL), empunhando uma camisa com os dizeres “Direita Serra”, saiu em defesa da candidatura de Xambinho à Prefeitura da cidade. De acordo com ele, Xambinho representa a direita conservadora na eleição, e fez elogios ao presidente Jair Messias Bolsonaro. O deputado federal Amaro Neto, que é do Republicanos não esteve presente no evento, mas nos bastidores entende-se que Xambinho terá o apoio de Amaro durante a campanha eleitoral.
Xambinho agradeceu às palavras de Malta. “Deus me disse que eu poderia ir além [do mandato de vereador] e me tornei deputado. Hoje muitos não acreditam, mas com fé em Deus, com o apoio de muitos de vocês, dos amigos e das famílias vamos invadir a cidade da Serra e no dia 15 de novembro eleger Alexandre Xambinho para prefeito da Serra. Precisamos avançar na Serra, precisamos quebrar 24 anos de uma só administração; não estamos julgando nenhum dos dois; fizeram muito pela nossa cidade, tanto Vidigal quando Audifax; mas chegou o momento da inovação. Coloco aqui meu nome à disposição do partido PL 22”, exaltou.
Xambinho se filiou ao PL em abril desse ano durante a janela de transferências partidárias. Até então ele estava filiado a Rede Sustentabilidade, do prefeito Audifax Barcelos. Xambinho vinha sendo listado entre os possíveis nomes da linha de sucessão de Audifax, no entanto o prefeito optou pelo vereador Fábio Duarte.
Para se viabilizar, Xambinho ensaiou outras legendas, entre elas o próprio Republicanos, da qual foi presidido por aliados dele. No fim da janela, Xambinho recebeu convite de Magno e migrou para o PL.
O deputado está em seu primeiro ano de mandato na Assembleia e já foi vereador da Serra por duas vezes. Aos 33 anos é a primeira vez que ele concorrerá a prefeitura da Serra.