As propostas para o meio ambiente de Alexandre Xambinho (PL) abrem a série que a editoria está trazendo com os programas dos postulantes à prefeitura da Serra. A publicação das matérias vai respeitar a ordem alfabética dos candidatos.
Dentre as propostas de Xambinho, que atualmente é deputado estadual e já foi vereador da cidade, está a criação de um sistema municipal de monitoramento da qualidade do ar, serviço que atualmente só é oferecido pelo estado. O candidato também propõe digitalização integral e mais velocidade nos processos de licenciamento ambiental, inclusive com serviço on line de dispensa de licenciamento.
A candidatura defende a criação de novas reservas ambientais, mas o programa não cita onde. Xambinho propõe ainda fiscalizar a Parceria Público Privada (PPP) entre Cesan e Ambiental Serra que vigora desde 2015 na gestão do esgoto e que prevê até 2023 a universalização da coleta e tratamento no município. Prevê também fiscalização mais dura sobre concessionárias de serviço público.
A candidatura traz ainda a proposta de ampliação da coleta seletiva do lixo na cidade, obrigatoriedade do comércio em receber de volta cascos de cerveja e refrigerante, despoluir as lagoas, implantar coleta de água da chuva e energia limpa em todos os prédios púbicos, além de mais eficiência para inibir os sujões dos pontos viciados de lixo e entulho.
E não é só. Xambinho também defende ampliar programa de educação ambiental nas escolas, estimular o uso da bicicleta conservando e ampliando a malha cicloviária. O programa cita ampliação do paisagismo e pavimentação nos bairros. Mas não detalha o formato disso. Vale lembrar que pavimentação generalizada com asfalto, por exemplo, é prejudicial ao meio ambiente, pois impede a penetração da água da chuva, gera mais escoamento superficial e risco de enchente, além de aumentar o calor.
Outro tema sensível do programa de Xambinho é a proposta de revisão, “com ampla participação da sociedade civil e do setor empresarial”, do Plano Diretor Municipal (PDM). A proposta fala em “utilizar metodologias que permitam maior previsão no zoneamento municipal, em especial quanto às Zonas de Proteção Ambiental, permitindo assim, maior agilidade na tramitação de processos”.
Como não há mais detalhamento deste item, não fica claro se a candidatura quer ampliar proteção das áreas verdes ou não. Vale lembrar que a Serra ainda possui remanescentes de matas, nascentes, alagados e pequenas lagoas entre os bairros, formando os chamados cinturões verdes. São locais que recebem enorme pressão imobiliária e paulatinamente vem sendo degradados.
A principal liderança estadual que apoia a candidatura de Alexandre Xambinho é o ex-senador Magno Malta, que também é do PL. A íntegra do plano de governo de Xambinho e dos demais candidatos à Prefeitura da Serra pode ser conferida aqui.
Serra tem praça de pedágio da Eco101 no ES. Foto: Arquivo Tempo Novo Está marcada para esta terça-feira (26) a…
A ação contra transporte clandestino ocorreu na Serra Sede na última sexta-feira (22) e além de flagrar infrações, também removeu…
O engenheiro João Calixto foi nomeado como diretor de infraestrutura e operações Sesc, na foto ao lado de Luiz Toniato,…
O Governo do Estado anunciou abono de R$ 1.000 para servidores e R$ 3.800 para professores. Crédito: Divulgação O governador…
Os irmãos Sérgio e Leonardo de Castro, junto ao governador Renato Casagrande e ao prefeito Sergio Vidigal. Crédito: Samuel Chahoud.…
A Mostra Cultural Baile de Favela acontece de segunda-feira (25) a sexta-feira (29) e entre as atrações está o DJ…