O cantador baiano Xangai, de Vitória da Conquista, retornará à Serra para uma apresentação especial no Espaço Chico Bento, em Manguinhos, acompanhado da banda O Quarto Crescente. O show acontecerá na última sexta-feira deste mês, 30 de agosto, a partir das 20 horas.
Em conversa com o Tempo Novo, Xangai, cujo nome verdadeiro é Eugênio Avelino, exaltou a classe artística do Espírito Santo e destacou a culinária local, em especial a moqueca capixaba. Ele também prometeu novidades em seu show. “O Espírito Santo tem uma tradição de bons músicos, artistas e compositores. Já cantei aí diversas vezes e sempre fui muito bem recebido. Acredito que, pela receptividade do público capixaba, deixei uma marca, plantei uma semente,” afirmou o baiano.
Xangai também ressaltou que sua peculiaridade é ser um “cantador”, não apenas um cantor. “Eu não sou um artista, sou um ‘arteiro’. Assim como um artesão, minha música não segue a mesmice que se vê hoje nos meios de comunicação.”
+ Melhor tributo ao Led Zeppelin do mundo fará show em festival de rock na Serra
O cantador mencionou sua relação com Sérgio Sampaio, de quem é compadre, e com João, de quem é padrinho. “Sérgio é uma referência para mim. O Espírito Santo tem músicos excelentes, como Maurício de Oliveira e o carioca queridíssimo Carlinhos Papel. Também me identifico com o grupo Moxuara, com quem já fizemos algumas coisas juntos.”
Xangai relembrou shows anteriores em Itaúnas, durante o Festival de Forró de Itaúnas, e também na Serra. “Vai ser muito bom. Estamos em um clima friozinho, parecido com o de Vitória da Conquista nesta época, quando faz um frio de doer os dedos dos pés. Vou apresentar algumas novidades no meu repertório, mas também gosto de levar o diferente, minhas próprias composições e as pérolas maravilhosas que amigos me presenteiam. Vamos aquecer os corações dos capixabas neste show”.
Em Manguinhos, Xangai já se apresentou várias vezes a convite de Dão Borba, do Chico Bento. “Ele é um amigo muito querido. Já trabalhamos juntos em outras ocasiões e estou animado para este reencontro.”
Uma das canções mais icônicas de Xangai é “Cantiga do Estradar”, composta em parceria com Elomar Figueira Mello, que celebra a vida sertaneja e as andanças do homem do campo. Outras músicas de destaque incluem “Estampas Eucalol”, “Meu Cariri”, “Vingança do Boi Valente” e “Acalanto para um Punhal.”
O evento
O show de 30 de agosto contará com mesas disponíveis por ordem de chegada, segurança privada, ambiente decorado e acesso à praia, proporcionando uma noite inesquecível.
Os ingressos podem ser adquiridos no site Onticket, acessível através deste link, ou diretamente nos seguintes pontos de venda: Chico Bento Laranjeiras/Jardim da Penha, Farmácia Santana Manguinhos e Bar Lua Cheia/Marquinhos de Manguinhos.