A tecnologia está fazendo parte do dia a dia dos professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Centro da Serra. Com a implantação de uma rede wi-fi na unidade de ensino, ferramentas como Youtube, Netflix e até Google Maps são usadas pela equipe pedagógica nas salas de aulas.
Pela smart TV, o professor acessa a internet e quaisquer conteúdos, filmes e documentários. Com isso, os profissionais conseguem chamar a atenção do aluno para o conteúdo que está sendo ensinado, aumentando o interesse do estudante pelo assunto aplicado.
O diretor da Emef Centro da Serra, Luciano Rodrigues, apoia o projeto e disse que acredita que o estimulo visual seja muito importante. “O professor acessa a internet e quaisquer conteúdos, filmes e documentários. Acredito que o estímulo visual é muito importante para ajudar na compreensão do conteúdo, seja de matemática, português ou ciências”, afirma.
A professora Clari Miranda Teodoro conta que os recursos são usados em todas as disciplinas, porém, de forma consciente. “Gosto de passar vídeos de fábulas para que eles memorizem a história e depois reproduzam mudando o final; também mostro vídeos sobre o sistema solar, para tornar o conteúdo mais próximo deles. Consigo aplicar vídeos, músicas e filmes em todas as disciplinas, mas, sempre de forma equilibrada”, afirma.
E não são somente os professores que gostaram da implantação da tecnologia nas escolas. Para a aluna do 2º ano Hellen Alves Pereira, de 7 anos, ter internet durante as aulas é positivo. “É muito legal quando a professora mostra o vídeo no Youtube e temos que produzir um texto sobre o que a gente viu. Ajuda bastante”, disse.
Todas as escolas e creches do município serão beneficiadas
O projeto de implantar a tecnologia dentro das escolas faz parte do programa Educação Conectada, cujas verbas federais contribuem para a compra de equipamentos tecnológicos e até contratação de rede de internet para as unidades de ensino. De acordo com a Prefeitura da Serra, o programa é uma parceria da Sedu com o Ministério da Educação (MEC), e todas as 138 unidades municipais de ensino vão receber recursos financeiros para adquirir equipamentos de conectividade, contratar serviços de infraestrutura de rede e contratar internet de alta velocidade.
No município, na primeira fase do programa, todas as 67 Emef’s e 6CMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil) receberam os recursos. Nesta segunda fase, os demais 65 Cmeis estão em processo de adesão.A previsão é que as escolas da primeira fase até o primeiro semestre de 2019 já tenham implantado toda a infraestrutura necessária para proporcionar conectividade nas salas de aula e os demais CMEI’s terminem a implantação até o fim do ano que vem.
Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…
Divulgação PMES Uma ação da equipe K9 da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de…
Coral Infantojuvenil Vale Música vai apresentar temas do folclore brasileiro no anfiteatro do Parque, no próximo sábado, 10 de maio,…
A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h…
Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…
O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…